Desenhando


Muitas vezes alguém se pergunta: Será que posso desenhar e pintar?
Minha opinião é que todos podem ser artistas, mas sei, que há pessoas com habilidade e talento para a área artística, e há pessoas que tem mais dificuldade e demoram mais tempo para adquirir alguma habilidade para as artes. Eu não tenho talento para a música, mas consegui aprender a tocar teclado. Com certeza sofri mais do que alguém que tem capacidade auditiva e talento para a  música.
O passo-a-passo do desenho é bastante agradável. Requer paciência e dedicação. Desenhos livres ou geométricos podem ser aprendidos, porém a agilidade dependerá do desempenho de cada pessoa, e assim, do mesmo modo, a pintura. Toda arte requer dedicação, e um bom tempo gasto no trabalho, porém, o resultado nos dá bastante prazer.



Os desenhos podem ser feitos com diferentes tipos de materiais, como grafite, canetas, giz de cêra, pastel, crayon, nankin, sobre papel de diferentes espessuras, etc.




As pinturas podem ser feitas com uma infinidade de materiais, como tinta a óleo, acrílica, guache, nankin, tintas de tecido, ecoline, etc, sobre tela, ou eucatex, ou madeira, ou tecido, gesso, etc.




  Desenhar é uma arte prazerosa, e requer pouco material. Lápis macio(do tipo B) ou grafite, com lapiseira, uma borracha macia e papel branco, é o material básico para o trabalho. 
Os tipos de lápis variam em H e B. Os H são duros, e os B, são macios. Quanto maior o número, maior a maciez, ou maior a dureza, portanto, um lápis 3H é mais duro que um 2H, e um lápis 3B é mais macio que um 2B, e assim por diante.













Ao desenharmos qualquer coisa, recomendamos iniciar com lápis e papel, pois é um material de fácil manuseio, e que pode ser apagado, copiando um objeto, ou paisagem, ou pessoa, ou animal, temos que começar  é claro, copiando diretamente olhando o objeto, porém, é muito mais fácil se começarmos copiando de uma imagem, ou foto, ou mesmo do desenho de uma outra pessoa. 



Para que o objeto pareça ter 3 dimensões, utilizamos o claro e escuro,  sombreando um pouco mais as áreas que não estão na luz, com diferentes tons de cinza e preto. Podemos fazer o mesmo desenho com qualquer cor.


Desenhando pessoas

Um rosto normalmente tem 4 linhas divisórias horizontais e uma divisão vertical central.


O corpo humano tem proporções diferentes conforme a idade e a estrutura física de uma pessoa medidas a partir da proporção da cabeça, portanto um adulto normal terá 6 cabeças de tamanho, uma pessoa baixa terá 5, e uma pessoa alta terá 7 cabeças, as crianças variam de 4 a 5 cabeças e os bebês tem em média o tamanho de 3 cabeças.



Postagens mais visitadas deste blog