Pintura em tela

Materiais

Os Pincéis

Os materiais básicos para pintura são os pincéis, as telas, as tintas a óleo ou acrílicas.

Os pincéis são escolhidos pela cor do cabo. A qualidade em ordem crescente é conforme a cor do cabo:
sem cor
amarelo
vermelho
bordô
preto e branco

Portanto, o preto é o de melhor qualidade porque com pelo de origem animal e muito macio. Pincéis sintéticos somente são bons para uma arte onde a marca do pincel na tela não trará problemas.


O formato do pelo do pincel também pode variar conforme o que você deseja pintar. Não pode-se dizer especificamente qual pincel utilizar em determinado tipo de arte, pois o artista é que irá decidir. 
Eu gosto de utilizar os pinceis de ponta quadrada porque considero mais fácil trabalhar com este tipo, e utilizo o redondo fininho apenas para detalhes muito pequenos ou para assinatura da obra.


O diluente








Os diluentes para a tinta, e para lavar os pinceis podem ser a aguarrás, o solvente tipo tinner, ou o querosene, que além de mais barato, é menos ofensivo para a saúde quando usado diariamente. O óleo de linhaça é para amolecer  a tinta quando ela começa a ressecar.

As tintas

   As tintas mais utilizadas para pintura em tela, são as tintas a óleo, porque resultam em um trabalho mais realista e mais fácil de trabalhar, e levam um bom tempo para secar, a não ser que se use um secante junto com a tinta. 
   A tinta acrílica, é vendida em tubos iguais aos da tinta a óleo mas é ideal para um trabalho que pode ser secado quase instantaneamente.  A tinta acrílica é diluída em água, tem cores mais vivas e é ideal para trabalhos modernistas, figuras abstratas, etc.



Os cavaletes

Há vários tipos de cavaletes para tela. Os de campo podem ser com três pés ou tipo mesinha. E os tradicionais, ambos para telas de vários tamanhos, pois os cavaletes são reguláveis.

Cavlete de campo


Cavalete com caixa



Cavalete tradicional




tela de tecido



paleta tradicional




A sequência de uma pintura

Ao pintarmos uma paisagem iniciamos colocando as partes que estão mais ao fundo, terminando por pintar o que está mais à frente.  O desenho inicial poderá ser feito com lápis ou carvão para desenho.




Para pintarmos um rosto temos que ter experiência de algum tempo em pintura.
O ideal é quadricularmos a tela e quadricularmos a foto. Se você quiser fazer a pintura em um tamanho maior que o da foto então a medida do quadriculado da tela deverá ser maior do que a da foto, por exemplo, se na foto o quadriculado era de um centímetro, na tela será de 2 cm ou mais. Assim, você estará aumentando o tamanho ao transpor a imagem. Você utilizará um lápis para riscar levemente a tela.







Uma boa maneira de começarmos a aprender a pintar é copiando obras de outros artistas, como na foto a seguir. No seu trabalho você poderá acrescentar seu gosto em matéria de cores, como no exemplo onde deixei o fundo mais colorido e o cavalo mais preto.






Arte Abstrata

A arte abstrata é uma ótima maneira também de iniciar seu aprendizado. As formas e o colorido livres trazem bem estar ao artista.



Pintar ao ar livre

Pintar ao ar livre é muito bom, porém o artista tem que ter pressa, pois o ambiente pode mudar de um dia para outro e os detalhes na obra são menos pormenorizados quando pintamos rapidamente como na segunda foto.






Quadros bicolores ou tricolores







Quadros muito fáceis de serem pintados são os que tem apenas 2 , 3  ou até 4 cores como nos 3 exemplos abaixo. Você consegue terminar rapidamente e normalmente um quadro assim pode ser pintado em 1 ou 2 dias, ou em apenas poucas horas.



Rostos
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog